ftx-revela-etapas

Credores da FTX processam agente de reestruturação da companhia

ftx-revela-etapas

Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacil

A Kroll Restructuring Administration, responsável pela reestruturação da falida exchange de criptomoedas FTX, está enfrentando um processo. O motivo é um ataque hacker que resultou em vazamento de dados em 2023, expondo dados dos credores da FTX. Como resultado, parte dos credores iniciaram uma batalha judicial contra a empresa.

Em uma publicação no X, o advogado Nicholas Hall revelou que entrou com uma ação coletiva em nome dos credores da exchange contra Kroll. A ação judicial se baseia na alegação de violação de dados e negligência da administração de dados nos casos de falência da FTX, BlockFi e Genesis.

Publicidade



A ação judicial foi movida considerando os riscos e a incerteza que os credores enfrentaram ao recuperar seus fundos após o colapso da FTX. Mais importante ainda, o foco está na violação de dados de agosto de 2023, quando hackers obtiveram acesso ao número de celular de um funcionário da Kroll, dando-lhe acesso aos sistemas baseados em nuvem da empresa.

Processo.
Equipe de reestruturação da FTX lida com processo. Fonte: Nicholas Hall/X.

Essa ação chega poucas semanas antes do terceiro reembolso da FTX, marcado para 30 de setembro. A empresa já pagou quase US$ 2 bilhões aos credores somando os dois reembolsos anteriores. 

Ataques de phishing assombram credores da FTX

No ataque de 2023, os hackers obtiveram acesso a informações cruciais dos usuários, como nomes de clientes, endereços residenciais e de e-mail. Além disso, eles chegaram a conseguir ver os saldos de contas FTX, mas não roubaram os fundos.

Embora nenhuma senha ou ativos da FTX tenham sido comprometidos, os dados podem levar a ataques de phishing. Além disso, a Kroll não emitiu comunicação adequada aos credores e se baseou apenas em alertas por e-mail.

Após a violação, os credores da FTX receberam muitos e-mails fraudulentos, alguns até mesmo se passando pela falida corretora. Muitos deles chegaram a perder criptomoedas por causa desses ataques, o que está sendo utilizado como justificativa para a ação judicial.

Sunil, membro da comunidade, compartilhou alguns desses eventos, destacando que os e-mails continham os nomes completos dos credores. Um dos autores do processo, Repko, perdeu 1,9 Ethereum (ETH) em julho de 2025, vinculado a uma violação de phishing.

Publicidade



Até mesmo a conta oficial nas redes sociais dos Liquidatários Oficiais Conjuntos da FTX divulgou, nesta sexta-feira (22), sobre o número crescente desses golpes de phishing. No geral, o processo dos credores destaca a notificação por e-mail não confiável e as falhas sistemáticas na gestão da Kroll.

“Estamos cientes de um aumento no número de credores da FTX sendo alvo de e-mails de phishing que parecem ser dos Liquidatários Oficiais Conjuntos e de sites fraudulentos projetados para se assemelhar ao Portal de Reivindicações Digitais da FTX, a fim de induzir os credores a fornecerem informações pessoais”, disse a Kroll.

Outros problemas incluem falhas na verificação de identidade (KYC), pois enfrentam problemas de acesso devido à alternância de status entre “Verificado” e “Retido”. 

FTT.
Token FTT. Fonte: CoinGecko.

O que vem a seguir?

Com esta ação judicial, o autor e os credores da FTX exigem grandes mudanças sistêmicas na plataforma, além do pagamento de uma indenização por parte da Kroll. As principais mudanças incluem a notificação multi-canal, opções de envio manual de formulários fiscais (sem restrição de KYC), maior segurança, auditoria independente dos processos de segurança e processamento de reivindicações da Kroll, e muito mais.

Publicidade



Se o tribunal decidir a favor dos credores, eles poderão receber indenização financeira e a Kroll terá que fazer as mudanças solicitadas. Enquanto isso está em andamento, os usuários também estão de olho na terceira rodada de reembolsos da FTX, totalizando US$ 1,9 bilhão. Esses reembolsos ocorrerão em 30 de setembro de 2025 e serão distribuídos pela BitGo, Kraken e Payoneer.

Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacil

O post Credores da FTX processam agente de reestruturação da companhia apareceu primeiro em CriptoFacil.

Tags: No tags

Comments are closed.