
O governo de Buenos Aires anunciou que a cidade começará a aceitar criptomoedas no pagamento de impostos e serviços municipais. Entre as taxas incluídas estão o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (ABL) e os Impostos sobre Pagamentos (Patentes).
De acordo com o anúncio, também será possível usar criptomoedas para procedimentos não tributários, como a emissão de carteiras de motorista e o pagamento de multas de trânsito.
O objetivo, conforme informou a Prefeitura da cidade, é estimular o desenvolvimento da criptoeconomia na capital argentina. Para isso, a prefeitura pretende implementar um “arcabouço regulatório favorável” que atraia empresas relacionadas ao setor.
Criptomoedas para pagar impostos em Buenos Aires – Argentina
Com a crise econômica no país, alternativas de pagamento como transferências em criptomoedas e o Pix brasileiro já ganharam popularidade. De acordo com a prefeitura, cerca de 10 mil pessoas recebem dinheiro do exterior por meio de criptos ou PayPal apenas na cidade. No total, a Argentina possui mais de 10 milhões de contas de criptomoedas, o que representa 22% do volume da América Latina.
Apesar do anúncio, ainda não há uma lista de quais ativos digitais serão aceitos. De acordo com Paulo Camargo, CIO da Underblock, a comunicação oficial menciona o uso de qualquer wallet por meio de um agregador. Isso tende a incluir Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e stablecoins atreladas ao dólar, com conversão imediata para pesos.
O CIO da Uniera, Caio Villa, destacou que a volatilidade das criptomoedas não traz risco para os contribuintes. Isso porque o valor é fixado no momento da transação.
“Para o governo, esse risco é praticamente nulo”, afirmou.
A meta da prefeitura é transformar Buenos Aires em uma referência mundial em cripto. Entre as medidas, estão incentivos tributários para empresas do setor, buscando criar um ambiente mais ágil e transparente, de acordo com o prefeito Jorge Macri.
Embora restrita inicialmente a Buenos Aires, a medida pode ser expandida a outras províncias argentinas, sobretudo porque o presidente Javier Milei já se manifestou de forma favorável ao uso de criptomoedas.
Durante o anúncio, Macri afirmou que o Estado precisa se adaptar à nova realidade digital.
“Já temos o capital humano e agora estamos gerando as ferramentas, reduzindo a burocracia, para facilitar a regularização tributária e apoiar a chegada de novas empresas”, disse.
O post Buenos Aires anuncia aceitação de criptomoedas para pagamento de impostos apareceu primeiro em CriptoFacil.