
Usuários da Cardano que possuem carteiras da Ledger reclamaram da perda de acesso a um airdrop feito pela Midnight Foundation. Essa limitação ocorreu devido a uma suposta falha nas carteiras Ledger, que impediu que os seus donos obtivessem acesso aos tokens NIGHT.
O problema decorre do processamento da assinatura de mensagens para a Cardano. Em uma publicação no X, o cofundador da rede, Charles Hoskinson, explicou a situação. De acordo com ele, a Ledger implementou um novo protocolo de assinatura de mensagens chamado CIP-8, que limita as mensagens a apenas 31 bytes.
Só que o Glacier Drop, nome dado ao airdrop do token, tem mensagens de 251 bytes. Como resultado, elas são grandes demais para permitir que as carteiras Ledger consigam assiná-las. De acordo com Hoskinson, a Ledger precisa fazer uma atualização para resolver o problema, mas isso ainda não ocorreu.
“Para aqueles curiosos sobre o suporte do Glacier Drop para ADA em dispositivos Ledger, há um problema com a implementação da assinatura de mensagens CIP-8 na Ledger. Aparentemente, ele suporta apenas mensagens de assinatura de até 31 bytes, enquanto o payload do GD é de 251 bytes. Este é um problema específico da Cardano com o software da Ledger que sinalizamos em julho, mas eles não nos deram um prazo para a atualização”, disse Hoskinson.

Até o fechamento desta matéria, a Ledger não deu um prazo para lançar a atualização. O presidente da Midnight Foundation, Fahmi Syed, confirmou o problema e disse que o grupo está em contato com a Ledger.
“Existem algumas limitações em relação à forma como a mensagem CIP-8 é construída e entregue ao assinar na Ledger. Identificamos que havia um potencial problema de segurança nisso e, para nós, a segurança é primordial”, disse.
Falha na Ledger
Embora a Ledger ainda não tenha lançado uma correção, os desenvolvedores da Cardano estão implementando uma solução alternativa. Hoskinson afirmou que o novo sistema usará uma transação nula que inclui o payload do Glacier Drop como metadados, em vez de uma assinatura de mensagem tradicional.
A solução alternativa será integrada ao protocolo Glacier Drop para permitir que os usuários recebam seus tokens. Somente os donos de Ledger que não conseguiram receber o airdrop terão que baixar a atualização.
O Glacier Drop foi projetado para distribuir tokens NIGHT — usados no ecossistema blockchain Midnight — para detentores de carteiras elegíveis de oito blockchains: Cardano, Bitcoin, Ethereum, Solana, XRP, BNB, Avalanche e BAT da Brave. Além da Cardano, houve problemas semelhantes na XRP e na Avalanche, mas em menor proporção.
Syed disse que a Midnight Foundation espera lançar sua própria solução para o problema nas próximas semanas. E, ao mesmo tempo, alertou os usuários para evitar buscar meios que não venham da Midnight, Ledger ou Cardano.
“Já existem sites falsos e alegações não solicitadas circulando. Pedimos à comunidade que continue usando nossas plataformas oficiais. Ninguém deve transferir tokens, bloquear ativos ou compartilhar suas chaves privadas”, disse
Apesar do problema com o Ledger, Syed afirmou que a participação dos usuários no airdrop continua alta. O projeto distribuiu 120 milhões de tokens em apenas algumas horas, em todos os oito ecossistemas.
O post Falha na Ledger impede usuários da Cardano de acessarem airdrop apareceu primeiro em CriptoFacil.