
Uma das marcas da Solana é a sua alta capacidade, já que a rede consegue processar até 65.000 transações por segundo (TPS). Mas no final de semana, a rede quebrou um novo recorde e chegou a 100 mil TPS em sua rede principal no fim de semana.
Isso ocorreu no domingo (17), quando um bloco da Solana registrou 43.016 transações bem-sucedidas e 50 falhas, números dentro da média. Mas o que surpreendeu foi o pico de TPS de 107.540, de acordo com dados compartilhados por Mert Mumtaz, cofundador da Helius, empresa de ferramentas para desenvolvedores da Solana.
A maior parte do aumento veio de chamadas de programa sem operação, ou “noop“, que são instruções mínimas que deixam os dados da blockchain inalterados. Essas transações ajudem a testar os limites de processamento da Solana e ver até onde a rede pode chegar.
Mumtaz, no entanto, explicou que os altos números de TPS não indicam comportamento rotineiro da rede ou atividade típica do usuário. Eles apenas mostram que a Solana pode, em momentos específicos, expandir sua capacidade para comportar mais dados e operações.

Novo recorde da Solana
De acordo com Mumtaz, as transações noop não são totalmente isentas de sobrecarga na rede. Embora as unidades de computação (UCs) sejam baixas, a Solana precisa processar verificações de assinatura, carregamento de dados e outras tarefas de sobrecarga.
Esses fatores tornam essas transações mais semelhantes a atualizações baratas da Oracle do que a spam. Mumtaz também destacou que o número testa o design da blockchain. De acordo com ele, a Solana poderia, teoricamente, lidar com uma taxa de transferência estável entre 80.000 e 100 mil TPS para operações genuínas.
Isso inclui transferências de tokens, memecoins e atualizações de oráculos, desde que mantidas as “condições ideais” de funcionamento da rede. Cabe destacar que o recorde ocorreu num final de semana, período no qual o uso das blockchain atinge seu pico.
Apesar do pico do fim de semana, a taxa de transferência diária da Solana permanece bem menor. De fato, dados on-chain do Solscan nesta segunda-feira (18), o número médio de atividade nos blocos permaneceu em 3.700 TPS. É importante observar que cerca de dois terços desse valor consistem em transações de voto do validador necessárias para o consenso, o que inflaciona o total.
Enquanto isso, a taxa de transferência efetiva para operações típicas de pagamento ou aplicação é estimada em cerca de 1.000 TPS.

Preço da SOL e apetite institucional
Em relação ao preço, a SOL tem enfrentado resistência significativa em torno de US$ 200. O preço da criptomoeda caiu quase 5% nas últimas 24 horas e está sendo negociado perto de US$ 183.
A demanda institucional, no entanto, permaneceu intacta. Quatro empresas de capital aberto – Upexi, DeFi Developments Corp, SOL Strategies e Torrent Capital – detêm coletivamente mais de 3,5 milhões de SOL. Suas participações combinadas representam aproximadamente 0,65% da oferta circulante.
As participações cresceram por meio da rápida acumulação e da média estável do custo em dólar, com algumas posições se beneficiando das recompensas de staking.
O post Solana quebra recorde de 100 mil transações por segundo apareceu primeiro em CriptoFacil.